ADMINISTRAÇÃO DE BACKUP

Os backups devem fazer parte da rotina de operação dos seus sistemas e seguir uma política determinada. O melhor é fazê-los da forma mais automatizada possível, de modo a reduzir o seu impacto sobre o trabalho dos administradores e operadores de sistemas.

Os backups devem ser verificados logo após a sua geração e, posteriormente, em intervalos regulares. Isto possibilita a descoberta de defeitos em dispositivos e meios de armazenamento e pode evitar que dados sejam perdidos por problemas com backups que não podem ser restaurados.

Algumas organizações providenciam meios para armazenar backups fora das suas instalações, o que é altamente recomendável devido a disponibilidade em caso de furto ou sinistro na empresa. Além disso, dentro da empresa é conveniente que o armazenamento seja feito em um storage que fique em local isolado, e sem acesso de pessoas não autorizadas.

Storage

A Alpha Solutions trabalha com um software de administração de backup que permite acompanhar diariamente, através de relatórios automatizados, qual foi o status de execução dos backups, com diversas informações sobre as etapas de sucesso ou falha de execução. A licença de uso do software é vendida ao cliente, mas a implementação e a administração do backup é feita para todos os clientes que solicitarem o serviço a Alpha.

Ao lado temos um modelo de storage muito utilizado por pequenas e médias empresas para armazenamento do backup.